A queda progressiva do supercílio (região onde de situam as sobrancelhas) associada a flacidez de pele e surgimento de “bolsas” nas pálpebras com o envelhecimento, costumam trazer grande desconforto, tanto do ponto de vista estético como funcional. Além da sensação de olhar pesado e cansado, as dobras de pele que se formam tanto nas pálpebras superiores como inferiores conferem um aspecto envelhecido a esta região da face.
A Blefaroplastia consiste na remoção do excesso de pele e das “bolsas” de gordura que se situam abaixo da pele. Podem ser realizados ainda de forma conjunta procedimentos para elevação do supercílio (sobrancelhas) e realinhamento das pálpebras.
Esta cirurgia geralmente é feita com anestesia local, com ou sem sedação, a depender de cada caso. É comum sua realização durante a cirurgia de face. Os cortes são feitos no interior de uma dobra de pele (no caso da pálpebra superior) ou na borda dos cílios (no caso da pálpebra inferior) o que torna as cicatrizes quase imperceptíveis.
O pós-operatório normalmente é pouco doloroso, sendo mais comuns um inchaço local e arroxeamento, que diminuem significantemente em poucos dias. Os pontos são retirados em cerca de 7 dias.