A Cruroplastia consiste na remoção de pele e gordura da parte interna e da frente das coxas. Está indicada principalmente quando há grande excesso e flacidez no local, o que é comum em pessoas que perderam muito peso.
O corte é feito na parte interna da coxa e/ou na virilha, variando de acordo com o padrão de flacidez. Não é incomum haver algum alargamento de cicatriz por ser uma área de muita movimentação e com musculatura forte. Por isso, quando há pouca flacidez, deve-se pesar bem o benefício de se realizar a cirurgia e gerar uma cicatriz local.
Nos casos em que há apenas um pequeno acúmulo de gordura, a lipoaspiração pode ser realizada e resolver bem o problema. Quando há apenas discreta flacidez de pele, terapias com estimuladores de colágeno, como o SCULPTRA, ou alguns tipos de tecnologias, como Radiofrequência, podem dar bons resultados, poupando de um procedimento cirúrgico.
A Cruroplastia pode ser feita com anestesia geral, raquianestesia ou peridural.
O pós-operatório pode ser um pouco doloroso e exige um repouso relativo no primeiro mês. O uso de cinta compressiva neste período é recomendado.