Segundo estatísticas mundiais e do Brasil, a lipoaspiração é a cirurgia plástica estética mais procurada! E isto se deve á preocupação cada vez mais frequente tanto de homens e mulheres com seu contorno corporal e aos bons resultados que essa técnica pode oferecer.
A LIPOASPIRAÇÃO consiste na retirada de gordura através de uma cânula conectada a um aspirador ou seringa, através de movimentos repetidos que permitem a quebra e aspiração da gordura. A LIPOESCULTURA é a associação da lipoaspiração de regiões com gordura localizada com a lipoenxertia, que é a injeção de parte da gordura aspirada em áreas nas quais se deseja aumento de volume, como a região glútea por exemplo. As cicatrizes geradas são pequenas e localizadas em locais mais escondidos, ficando pouco aparentes.
É importante ressaltar que estes procedimentos estão indicados em pacientes que se queixam de excesso de gordura em determinadas áreas do corpo, como abdome, flancos, costas, coxas mas que não estejam em estado de sobrepeso ou obesidade. O objetivo desta cirurgia não é emagrecer, mas sim, melhorar o contorno corporal retirando gordura localizada e, se necessário, injetando um pouco de gordura em áreas deficientes. É de suma importância para que se obtenha um bom resultado, que o paciente pratique atividade física regularmente e tenha uma alimentação balanceada para que mantenha um peso estável e um adequado tônus muscular.
A cirurgia pode ser realizada sob raquiantesia, bloqueio peridural ou anestesia geral, a depender das áreas a serem abordadas e da quantidade de gordura a ser retirada.
O pós-operatório geralmente é um pouco doloroso, mas as medicações ajudam no controle da dor. É comum também inchaço e arroxeamento local, que melhoram de forma mais rápida quando feita drenagem linfática. Recomenda-se o uso de cintas e talas por pelo menos 1 mês e o resultado se torna mais visível a partir do 3º mês, quando a maior parte do inchaço já foi absorvida