As chamadas “Orelhas em abano” são muitas vezes causa de constrangimento importante, principalmente para crianças, que podem vivenciar situações de bullying e desenvolver traumas relacionados a esta condição. Esta é uma das poucas situações em que uma cirurgia plástica estética pode ser realizada na infância – neste caso, em crianças com idade igual ou superior a 6 anos.
A proeminência das orelhas ocorre devido a dois fatores, que podem ocorrer de forma isolada ou conjunta:
– Cartilagem da concha da orelha com largura aumentada
– Desenvolvimento inadequado da cartilagem da anti-hélice (região onde a cartilagem faz uma dobra em forma de onda no interior da orelha)
A Otoplastia é a cirurgia que visa corrigir essas alterações que acarretam em “orelha de abano”. Nela são realizados pontos para reconstituir a curvatura da anti-hélice e pontos para aproximar a cartilagem da concha a cabeça, podendo em alguns casos ser necessária a retirada de parte desta cartilagem para um melhor resultado. O corte é feito na parte de trás da orelha.
É feito um curativo oclusivo com faixa, o qual é retirado no dia seguinte.
Em adultos, a cirurgia pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação, e permite alta no mesmo dia. Em crianças, a cirurgia normalmente é feita com anestesia geral para um melhor conforto.