A Ritidoplastia, também conhecida como Lifting facial, consiste no reposicionamento dos tecidos profundos da face e remoção do excesso de pele. Todas as porções da face face podem ser tratadas (terço superior, terço médio e terço inferior), bem como o pescoço. De todos os procedimentos existentes ate o momento, este é o que melhor consegue agir sobre a flacidez de pele na face e pescoço, bem como as rugas geradas por esta flacidez.
Está indicada normalmente para pacientes que apresentam flacidez facial e cervical moderada e/ou severa, sendo comumente realizada em pacientes acima de 50 anos ou que apresentaram grande perda de peso.
Os cortes são realizados bem próximos as orelhas, tanto em sua parte da frente quanto atrás, podendo descer pela margem do cabelo atrás da orelha bem como adentrar o cabelo acima da orelha.
Após descolar a pele desta região, sao dados pontos no tecido muscular para reposicionar os planos mais profundos, que também sofrem ação da gravidade com o envelhecimento. Em seguida estica-se a pele e retira-se todo seu excesso e, assim, realiza-se o fechamento do corte. É feito um curativo em forma de capacete para ocluir bem a área operado, o qual é retirado no dia seguinte, no momento da alta hospitalar.
Procedimentos como lipoaspiração da papada, bichectomia, cirurgia das pálpebras e preenchimentos podem ser realizados da cirurgia para obtenção de melhor resultado, quando indicados.
A cirurgia é feita sob anestesia geral ou sob anestesia local com sedação.
O pos-operatório geralmente evoluiu com pouca dor, com inchaço local e arroxeamento em algumas áreas, o que normalmente reduz bem em 2 a 3 semanas. A realização de drenagem linfática agiliza esta recuperação.